Assis & Maia de Loureiro
Genealogistas Associados
Serviços
Genealogia/História da Família
A Genealogia permite-nos conhecer a História da nossa Família. É um bem que se transmite aos filhos e ao netos, um tributo que se presta aos antepassados, e um elemento agremiador de todos os nossos primos e parentes, mesmo que já distantes. Ao longo de três décadas de investigação, como genealogistas profissionais, já preparámos mais de uma centena de Livros de Família. Grande parte destes trabalhos originou até o reconhecimento de direitos nobiliárquicos (brasão de armas, por exemplo), há muito esquecidos, mas que fazem parte da identidade das famílias estudadas.
O conceito é simples: a partir do nosso cliente, investigamos a sua ascendência de forma documentada. Pai e Mãe, quatro avós, oito bisavós, dezasseis trisavós, trinta e dois tetravós, e por aí fora, em progressão geométrica elevada à potência de dois. É uma viagem no tempo através dos nossos antepassados.
Para além da mera curiosidade sobre a história da família, em Fevereiro de 2015, a genealogia portuguesa adquiriu uma nova relevância: o Estado Português passou a permitir a naturalização de estrangeiros que sejam descendentes de judeus sefarditas portugueses e um dos elementos essenciais desse processo é a elaboração de um estudo genealógico devidamente documentado, que prove de forma inequívoca e com rigor científico, que o requerente tem a dita ascendência sefardita.
Registo de Direitos Nobiliárquicos
No caso de se verificarem condições para o registo de direitos nobiliárquicos como a sucessão num título português ou o uso de brasão de armas, responsabilizamo-nos pela instrução do respectivo processo e sua apresentação junto do Instituto da Nobreza Portuguesa, acompanhando-o até à emissão do certificado por parte dessa instituição.
Desenho Heráldico
A Heráldica familiar é um sistema simbólico que permite a identificação de uma família ou um individuo e, nesse contexto, a sua importância pode ser documental, histórica ou artística. No primeiro caso, um brasão pode ser um auxiliar precioso na classificação de um documento ou de uma obra de arte (datando-o, localizando-o geograficamente ou atribuindo-lhe uma “paternidade”). Historicamente, a sua importância é relevante para manter viva a memória dos actores do passado, realçando os seus feitos e seguindo os seus passos, evitando assim que a sua memória se perca na voragem do tempo. Por fim, na sua dimensão artística, o Brasão - a composição heráldica por excelência - pode ser representado de forma esteticamente muito bela, conforme, aliás, uma longa tradição. Transformar um Brasão ou Árvore Genealógica numa peça artística de rara beleza e qualidade é a melhor forma de homenagear e perpetuar a memória dos nossos antepassados.
Luís Camilo Alves, artista plástico formado em Design e que se dedica à actividade de Pintor, é um reconhecido artista heráldico português, com inúmeros trabalhos de heráldica feitos quer em Portugal, quer no Brasil, Itália, Suíça, Noruega, Austrália ou E.U.A., trabalhando com diversas instituições e em parcerias com várias publicações.
Além de iluminar e pintar brasões e árvores genealógicas, também se dedica à pintura de retrato e à cópia das antigas pinturas - ou fotografias - de antepassados ilustres, com uma qualidade artística irrepreensível. Transformar um brasão ou um conjunto de nomes dispersos num objecto artístico de rara beleza é um dos maiores desafios. Os seus clientes têm ainda a possibilidade de optar entre trabalhos feitos manualmente ou digitalmente, conforme a necessidade e a disponibilidade.
A partir da ideia inicial do cliente, alia o seu talento e saber, procurando uma solução que seja perfeita, tanto a nível estético como heráldico. O seu trabalho final reflecte o talento, a experiência e a dedicação que põe em cada projecto heráldico.
Respeitar a Heráldica e a História, evocar os antepassados e preservar o património familiar, é o seu principal objectivo.
Áreas de Atuação
-
Genealogia
-
História da Família
-
Ascendências Sefarditas
-
Direito nobiliárquico
-
Desenho heráldico
-
Paleografia